quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Aristóteles o sábio da Antiguidade ( Breve Biografia)

Ao contrário do que vulgarmente se pensa o filósofo Aristóteles não nasceu na Grécia mas na Macedónia, na cidade de Estagira.
Foi o mais brilhante discípulo de Platão e mestre/tutor de Alexandre o Grande ( filho do rei Filipe da Macedónia). Nasceu em 384 a.C. e morreu em em 322 a.C.
Aristóteles era filho do médico do rei Amintas da Macedónia; o pai morreu quando ele ainda era jovem e, por isso, foi criado e educado por um tutor que, aos 17 anos, o enviou para o centro da vida intelectual e artística da antiguidade, Atenas. Aí ingressou na academia de Platão, onde permaneceu cerca de 20 anos, primeiro como estudante e depois como professor. Mais tarde, após ruptura com a Academia platónica, funda a sua própria escola- o Liceu aristotélico onde, entre outras matérias, se estudava ciência, cosmologia, ética, política e metafísica.
A sua obra é vastíssima (embora uma grande parte desse espólio se tenha perdido).
Aristóteles foi o primeiro pensador a dividir os temas de reflexão e investigação e a tratá-los sistemática e racionalmente. Hoje, 2500 anos passados, será difícil encontrar um espírito tão completo: a sua preocupação com a observação empírica não se restringia às ciências como a Biologia e a Astronomia, estendendo-se à História, à Psicologia, à Linguagem e à Lógica, à Ética e à Política, dando um contributo fundamental para os primeiros alicerces da Física.

Nenhum comentário: